Informações
REFORÇO POSITIVO vs PRECOCIDADE
Com o crescente interesse nos temas de treino e adestramento canino, levantam-se constantemente questões sobre métodos na educação canina.
Hoje em dia, muitos são a favor do chamado actualmente de“reforço positivo”, que é nada mais do que recompensar com um biscoito uma acção realizada pelo cão.
Na CAMPUS DOG, pensamos que este método não deverá ser usado indiscriminadamente uma vez que o cão obedece ao biscoito.
Aqui, acreditamos que os cães devem ser ensinados recorrendo ao método da Precocidade, preconizado por Trumler, apostado no acompanhamento e melhor aproveitamento dos ciclos infantis caninos. E assim o cão, irá aprender todos os conceitos de forma mais eficaz, indo do fácil para o difícil e do simples para o complexo e a recompensa será a satisfação do dono, através de uma palavra carinhosa e uma festa (este sim um reforço positivo entre o binómio).
A administração de biscoito é nos momentos de pausa, supercompensação, também para cães que por algum motivo (limitação física, trauma, etc.) precisem de um reforço extra como compensação do trabalho realizado, por se terem superado.
Educamos e preparamos cães, para situações reais e naturais do dia-à-dia, sem obrigar os donos a fazerem os seus passeios sempre com biscoitos à mão e muito menos obrigar os cães a longos períodos de jejuns antes dos treinos para que seja mais fácil a obediência. Ensinamos os donos a lidar com os seus cães, a entendê-los para trabalharem e conseguirem o que pretendem. O método da precocidade também é um reforço positivo mas sem biscoitos e sim com amor e total entrega aos nossos amigos.
O MEU CÃO É BEM COMPORTADO, PRECISARÁ DE TREINO?
Primeiro que tudo a resposta é "sim".
Na maioria dos casos, os cães que chegam à CAMPUS DOG, vêm na sequência do cansaço do dono por algum comportamento inadequado do seu cão, assim teremos que além de ensinar, corrigir comportamentos adquiridos com vista à obediência e uma melhor compreensão por parte do dono em relação ao cão que tem em casa.
Por vezes, chegam-nos alguns cães, ainda cachorros, sem vícios ou problemas comportamentais que se tornam assim cães mais fáceis de educar por aprenderem desde cedo o comportamento que deles é esperado.
Não são apenas os cães problemáticos que precisam de treino, cães aparentemente bem comportados também necessitam de desenvolver obediência para as diversas situações do dia a dia, com o objectivo de salvaguardar a sua integridade física e psicológica (ida ao veterinário, andar à trela sem puxar, interacção com outros animais, etc.).
O treino, além de promover a proximidade com o dono e obediência, contribuí para o desenvolvimento fisico através da ginástica com obstáculos.